sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Coroa do Advento



 A Coroa do Advento é um simples enfeite de ramos e velas. Para recordar-nos o significado deste tempo forte na vida da Igreja. A Coroa do Advento encontra sua origem entre os pagãos da Europa do Norte, que colocavam uma roda de carroça, enfeitada com luzes, para agradar um deus pagão, deus do sol, que se escondia durante o inverno por longas horas de escuridão.

Os cristãos, preparando-se para sua festa de luz e de vida, o nascimento do Salvador, aproveitaram esse costume pagão, e passaram a acrescentar uma vela à Coroa em cada domingo do tempo do Advento. Essas luzes relembram a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da Salvação, a preparação para o Messias pelos profetas e, finalmente, a Virgem que deu à luz a um filho chamado Emanuel: Deus conosco.

     A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade, a nova aliança de Deus com a humanidade. É também um sinal do amor de Deus que é Eterno.

      Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança, essa mesma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.



      As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna. As quatro velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro, cada vela de cor diferente que representa as cores litúrgicas do calendário litúrgico. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do Advento, a preparação para vinda da Luz do Mundo, Jesus Cristo.

·         NA PRIMEIRA SEMANA É ESPERANÇA
·         NA SEGUNDA SEMANA É A PAZ
·         NA TERCEIRA SEMANA É A ALEGRIA (VELA ROSA)
·         NA QUARTA SEMANA É O AMOR
A vela branca é Cristo e está no centro da coroa. Simboliza que Jesus é deve ser o centro em nossa Vida. Tudo por Jesus e com Jesus.
Vamos nos preparar para receber o menino Deus.

Paz e bem!!!

Seminarista Elisvaldo Amaral



Fontes: 
1.      O POVO DE DEUS: FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA . Ano XLVIII - Brasília, 02 de dezembro de 2012 - Nº 1 / PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO C – SÃO LUCAS ANO DA FÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário