terça-feira, 20 de agosto de 2013

Depois do conhecer... Agir!

Uma nova turma começa a caminhar na estrada do discipulado de Cristo na Arquidiocese de Brasília.

                Desde fevereiro deste ano, dezoito novos seminaristas iniciaram o itinerário de formação e discernimento rumo ao sacerdócio ministerial. Durante estes primeiros meses do ano, o foco da vida no seminário foi adentrar no discipulado de Cristo, mantendo um relacionamento íntimo com Ele, tanto na vida de oração, como também no desenvolvimento da vida comunitária e acadêmica.

                Mas, outros “eventos” que fogem a nossa rotina foram, também, momentos de formação valiosos para nós que estamos iniciando esta caminhada. Logo no primeiro dia de seminário fomos surpreendidos pela notícia de que o Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito, renunciaria. Num primeiro momento, um choque, mas depois percebemos que grande gesto de humildade ele teve em reconhecer que suas forças já não eram suficientes para conduzir a Igreja de Cristo.

                Com a renúncia veio a curiosidade para saber quem seria o próximo sucessor de Pedro. Eis que, a 13 de março, a fumaça branca surge do alto da Capela Sistina e a felicidade toma conta de nossos corações. Todos os seminaristas e nossos padres formadores diante da televisão viram o primeiro Papa argentino, nosso vizinho, curvar-se para pedir a oração do povo num gesto de grande humildade, normal ao nome escolhido pelo cardeal Bergoglio, Francisco!

                Tantos outros foram os momentos que fizeram parte da nossa formação nestes primeiros meses, mas esses são história para os próximos capítulos.

                Sejam bem-vindos a nossa casa em 2013! Nosso muito obrigado a turma do 1º de Filosofia do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, por ter começado este trabalho.

                Caminhemos ao encontro do Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário