terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nunca Perca de Vista o seu Ponto de Partida




Prezados irmãos em Cristo Jesus, o Senhor da vida nos chama hoje a fazer uma experiência com seu amor de Pai que ama e perdoa nossos pecados porque é um Pai amoroso e misericordioso. “Senhor jamais abandona, quem vos procura” (SL 9,11b). Infelizmente, constatamos uma grave crise de ideais em nossa fé. Para os Cristãos, sobretudo para os Católicos, os santos são modelos e incentivo para uma vasta abertura de horizontes empolgantes e construtivos.

Por vocação, somos todos chamados à santidade na construção do Reino de Cristo entre os homens, nossos irmãos. Os santos nos mostram caminhos, abrem-nos pistas de santidade, apontam-nos ideais, inspiram-nos coragem e imploram em nosso favor, auxílio e graças divinas.

A vida dos santos é o evangelho vivido com fidelidade no dia- a- dia e nas contingências mais variadas da vida, e como tal, deve encontrar lugar de honra em nossa espiritualidade. A Igreja Católica tem uma grandiosidade de santos, dos quais nos servem de modelo para nossa vida de cristão.

O Concílio Vaticano II, especialmente na Constituição Dogmática sobre a igreja e no Decreto sobre a Liturgia, nos faz compreender o sentido e o valor da veneração dos santos: “Quando consideramos a vida daqueles que seguiram fielmente a Cristo, somos incitamos a buscar com novas motivações da Cidade futura” ( cf. Hb. 13,14; e 11,10) e simultaneamente instruídos sobre o caminho seguríssimo pelo qual, entre as vicissitudes do mundo, segundo o estado e a condição de cada qual, podemos chegar à perfeita união com Cristo, ou seja, à santidade” ( Lumen Gentium, n.50). 

A Igreja possui uma maravilhosa galeria de santos que nos serve como modelo para nossa vida de cristão. Que neste tempo favorável da graça  possamos corresponder a este chamado de viver a vontade de Deus em nossa vida, buscando ser santo como Nosso Pai é santo e cotidianamente viver a fé, caridade e esperança de chegarmos a morada eterna e nos encontrarmos com Ele. Este ano da fé somos chamado viver como diz o catecismo (CIC), “a fé é base da vida cristã, pois é nossa adesão a Jesus Cristo”, nossa fé é capaz de transformar situações e os nossos corações, também o meio em que habitamos, pois nos mostra o caminho pra viver a santidade.

O segredo da nossa vida, da nossa eficácia, da santidade, não está em ser “super homem”, mas sim viver a lei do amor. E viver esse amor não somente quando as coisas vão bem ou quando eu sinto a presença dele em mim, mas que possa ser capaz de amar também quando essa presença eu não sentir. O santo é aquele que faz a experiência com cristo Morto e ressuscitado e glorificado e deseja levar aos outros a ter este contado com este mesmo Deus de amor e misericórdia, que nos transforma e restaura e nos faz novas criaturas. Que possamos deixar ser conduzidos por este Senhor que nos dá a vida e mostra o rosto desse Pai que nos alimenta com sua Palavra e Eucaristia e depois de alimentados ficarmos restabelecidos de nossas forças e deixarmos ser guiados e conduzidos pelo Espírito Santo de Deus.

A oração não é apenas algo conveniente; não é só conselho. É mandamento, preceito, indispensável àquele que desejar viver uma vida de santidade, Santo Agostinho, em seus escritos afirma: “Se estes e aqueles se santificaram, por que não o posso eu, se a graças de Cristo é a mesma”? Assim questionava o santo, antes de sua conversão.



 A santidade também passa pelo silêncio, visto que muitas vezes precisamos silenciar nosso coração e escutar a voz do mestre que ensina a cada um de nós. Santa Clara de Assis transmite em seu seus escritos que “O silêncio é a linguagem de quem ama; é melhor que a palavra humana renuncie e se exprima com afeto. Somente a alma, na sua linguagem silenciosa, consegue fazer o que sentimos”. Pois é somente assim que podemos nos colocar a disposição do nosso próximo. "Ó Senhor, dá-me viver e morrer no pequeno ninho da pobreza e na fé dos teus Apóstolos e da tua Santa Igreja Católica. "(Santo Antônio)

Sede santos como vosso pai é santo! sede perfeitos como Ele é perfeito!  Diante disso, valorize o chamado da santidade em sua vida.!!! Estamos convocados a sermos “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16).

 Que Deus Todo Poderoso nos abençoe e proteja por intercessão de todas as Santas e Santos e volte para nós os seus olhos misericordiosos, nos dê paz e tranquilidade, derrame sobre nós as suas graças e nos aceite no céu em companhia de todos os santos quando chegar a hora. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Paz e Bem!

Seminarista Elisvaldo Amaral


Um comentário:

  1. Muito bom o seu trabalho. Fico feliz que esteja bem. Tentarei acessar sempre! Congratulações e felicidades.

    ResponderExcluir