quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Onde você mora?


“Vinde e vede!” foi a reposta de Jesus para seus discípulos quando eles perguntaram onde Ele morava.   Essa é a nossa missão, ir ver onde o Senhor mora, e assim sermos discípulos de Jesus em meio a tantas dificuldades, um caminho difícil, porém preciso, levar a Luz de Cristo a tantas vidas e lugares escuros é o objetivo primordial de nós cristãos guiados pela palavra de Cristo que nos diz: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16,15).


Evangelizar é o que a Igreja nos pede nos dias de hoje, o mundo nesses últimos tempos passa por mudanças bruscas que levou a um grande esfriamento da fé. O avanço da tecnologia, da ciência e a ganância por dinheiro foi atropelando conceitos e virtudes cristãs e humanas primordiais. É fácil ver famílias sendo destruídas pelo vício da televisão, dinheiro e de pessoas que se enganam procurando uma vida semelhante a uma “novela” ou um “filme”. Jovens cada vez mais desligado do mundo real, desligado de suas famílias, amigos e deslumbrados pelo mundo virtual da internet, dos jogos, dos celulares entre outros.

É triste observar que o ser humano virou “jogo” nas mãos das pessoas que “governam”, jogo esse em que algumas pessoas decidem a hora de acabar e de começar, a briga para a legalização do aborto, discussão de quando começa a vida são problemas e mostram cada vez mais que devemos ser Discípulos e Missionários autênticos de Jesus Cristo testemunhando a nossa fé.


Como conviver com todos esses avanços e continuar a missão deixada para os apóstolos? Pois bem, temos que tomar consciência de que somos diferentes, somos de Cristo, ele sofreu, morreu e principalmente ressuscitou por cada um de nós, por isso devemos acreditar, conhecer e vivenciar esse amor que Jesus tem por nós, “uma palavra comove muitos, já um testemunho arrasta multidões”.

     Por começo devemos valorizar a vida, o bem maior do homem, a perfeição da criação. Mostrarmos a dignidade que cada ser humano tem e que foi dado por Deus, devemos valorizar os meios de comunicação cristã, Rádio, televisão, internet, pois é uma forma de evangelização direta. O papa Bento XVI recentemente manifestou a importância de utilizar principalmente as redes sociais da internet para a evangelização e a necessidade de uma "nova evangelização" e um maior conhecimento da fé. 

Devemos lembrar que temos que evangelizar com ardor missionário, para mostrar que nós somos diferentes. Com o passar dos anos e com todos os problemas que já relatei, nós perdemos uma coisa muito preciosa da nossa fé, que é a religiosidade popular (novenas, terços, procissões) devemos recuperar isso e principalmente voltarmos a ser a devotos a Nossa Senhora, nossa mãe que é para nós o exemplo de discípula de Jesus.


Temos grandes metas, ser discípulos e missionários o que nesse tempo não é fácil, mas também não deve ter sido fácil para os apóstolos na época deles, então temos que pedir ao Espírito Santo que nos ilumine e nos ajude para essa missão grandiosa. Devemos pedir a Jesus que ilumine os nossos sacerdotes e seminaristas que em meio a tantas trevas continuam perseverantes, que Deus possa suscitar no coração dos jovens para a vocação de seguir esse caminho tão belo do sacerdócio e para as jovens à vida consagrada, que é uma doação belíssima a Jesus Cristo.

É preciso uma atitude de mudança e coragem para sermos discípulos e missionários, o caminho não é fácil como diz o próprio Jesus: “quem quiser seguir-me pegue a sua cruz e siga-me”, essa cruz vale a pena, ou melhor, vale a Vida Eterna. A atitude de mudança não é para pensar, mas para responder hoje, pois precisamos de discípulos e missionários que mostrem os pontos positivos dos avanços do mundo e que dessa forma morem junto com o Mestre, testemunhando que Jesus é o Único Caminho a ser seguido para chegar ao céu, tudo tem que girar em torno Dele para Ele e com Ele.


Seminarista Silas César

Nenhum comentário:

Postar um comentário